Eu também já visitei a citânia de briteiros, muito legal, e eu como sempre, imagino como seria, quase me transporto para a tal época, ou melhor é como se eu quase sentisse a presença dos povos que lá viveram…..
Eu tenho fotos também de todos esse locais, mas estão no outro computador, tenho de procura-las e coloca -las aqui
Agora um local que visitei que é de uma época bem mais recente, mas fiquei encantada com os pisos em micro mosaicos, foi as ruínas de Conímbriga, linda!!!!! Fica perto de Coimbra.
Se bem que hoje em dia é so colocar no google e pronto, achamos tudo rapidinho
Os mosaicos de Conímbriga são de uma delicadeza e precisão, também posso dizer que foram as primeiras que vi na minha vida, afinal lá no Brasil não temos nada parecido, somos um país novinho.
Agora um pouco de explicação:
“ Castro de Santa Tegra, pertencente à cultura castreja e o mais emblemático e visitado dos castros galegos, teve uma ocupação continuada entre o século I a.C., ao pouco de começar o processo de romanização da Galiza, e o século I d.C.
Calvo atribuiu ao povoado uma ocupação desde os inícios da Idade do Bronze até a época romana. Foi o primeiro autor em denominá-lo "citânia" (seguindo o exemplo da arqueologia portuguesa)
Bem, quem quiser saber mais, procure na Wikipédia que encontrará tudo sobre as escavações e a historia dos castros ou citânias.”
Mas...... o passeio continuou e apesar do nevoeiro persistir, fomos beirando a costa.......
gaivota no restaurante que estivemos
e bem em frente a praia, um antigo tanque comunitario
e nós.....
do outra lado da estrada nos refrescando com uma cerveja geladinha
depois de um belo dia, na companhia de amigos e em um passeio agradavél, voltavamos para o ferry boat e a dura realidade, que me parte o coração......
nova queimada do lado Português
Mas o passeio ainda não terminou, afinal os dias de verão são longos.....mas isso será um novo post.
Sem comentários:
Enviar um comentário