domingo, 29 de agosto de 2010

Sobre os Castros, Citânias e etc....

Aqui perto de casa, tem um castro igual, chamado castro de São Lourenço, mas o presidente da câmara, tentando fazer um festival galaico mandou construir perto, para não dizer quase em cima das ruínas do castro, um enorme palanque em metal, tenho de voltar lá para saber se já o retirou de lá pois só trouxe feiura para o local, vamos ver.


Eu também já visitei a citânia de briteiros, muito legal, e eu como sempre, imagino como seria, quase me transporto para a tal época, ou melhor é como se eu quase sentisse a presença dos povos que lá viveram…..

Eu tenho fotos também de todos esse locais, mas estão no outro computador, tenho de procura-las e coloca -las aqui

Agora um local que visitei que é de uma época bem mais recente, mas fiquei encantada com os pisos em micro mosaicos, foi as ruínas de Conímbriga, linda!!!!! Fica perto de Coimbra.

Se bem que hoje em dia é so colocar no google e pronto, achamos tudo rapidinho
Os mosaicos de Conímbriga são de uma delicadeza e precisão, também posso dizer que foram as primeiras que vi na minha vida, afinal lá no Brasil não temos nada parecido, somos um país novinho.

Agora um pouco de explicação:

“ Castro de Santa Tegra, pertencente à cultura castreja e o mais emblemático e visitado dos castros galegos, teve uma ocupação continuada entre o século I a.C., ao pouco de começar o processo de romanização da Galiza, e o século I d.C.

Calvo atribuiu ao povoado uma ocupação desde os inícios da Idade do Bronze até a época romana. Foi o primeiro autor em denominá-lo "citânia" (seguindo o exemplo da arqueologia portuguesa)

Bem, quem quiser saber mais, procure na Wikipédia que encontrará tudo sobre as escavações e a historia dos castros ou citânias.”

Mas...... o passeio continuou e apesar do nevoeiro persistir, fomos beirando a costa.......
gaivota no restaurante que estivemos

e bem em frente a praia, um antigo tanque comunitario

e nós.....


do outra lado da estrada nos refrescando com uma cerveja geladinha

depois de um belo dia, na companhia de amigos e em um passeio agradavél, voltavamos para o ferry boat e a dura realidade, que me parte o coração......
nova queimada do lado Português
Mas o passeio ainda não terminou, afinal os dias de verão são longos.....mas isso será um novo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário