terça-feira, 17 de agosto de 2010

Florestas em chamas

Florestas em chamas já ameaçam as  residencias, é só isso que se ve e se escuta nas radios e televisões......uma tristeza ver o desespero das pessoas tentando salvar seus patrimonios e seus animais.


Parece feio e anti-ético falar mal do governo que não é o nosso, mas eu vivo aqui e me revolta ver o desespero das pessoas tentando apagar o fogo enquanto os incendiários são presos pela polícia e soltos pela justiça. E o pior é que no meio, já existem reincidentes.


Os bombeiros e os meios não são suficiente para combater tanto fogo, e quando controlam de um lado, recomeça do outro.

O que mata no Brasil é a corrupção em todos os setores, inclusive no judiciário e Portugal parece seguir os tristes passos do Brasil, tanto a nível político quanto judiciário, uma tristeza! Lamentável!

Saber que tem bombeiros que já perderam a vida no combate de algo que se não fosse resolvido, ao menos pudesse ser amenizado.

O governo, sabe que Portugal tem uma vegetação e um clima propicio aos incêndios, porque não investe pesado na compra de aviões Cannadair e helicópteros pesados????

Cada operação dessas custo um valor absurdo para os cofres do governo uma vez que necessitam alugar de particulares! E tanto se especula os motivos de existirem “incendiários”…..

O povo diz:

…”são os madeireiros…é o mercado imobiliário….

e agora ouço dizer:

…são os donos de aviões e helicópteros….”

Ora, existem sempre um fundo e verdade no que o povo diz, a culpa pura e simplesmente não pode recair sobre proprietário do terreno que não limpou o seu terreno, é fácil para o governo culpa-los, mas não é justo.

Até porque sabemos que terreno sujo é combustível para o fogo, mas o fogo não começa de forma natural as 2 da madrugada.

Justamente, enquanto redigia esse meu pensamento passou um cannadair aqui por cima do condomínio, mas não deu tempo de fotografa-lo, ainda fui até o rio, mas ele não desceu aqui no nosso rio, ao menos não vi, até porque as águas do rio estão baixas.

Tristeza......

4 comentários:

  1. During much of the year I live in California and these blazing pictures are very familiar to me.

    My heart to you across the miles,

    Sharon Lovejoy Writes from Sunflower House and a Little Green Island

    ResponderEliminar
  2. É sempre triste quando a casa pega fogo em grnd de incêndios florestais. Mas um curso, uma prisão ine alguém se você não tem prova, né? Só porque alguém uma vez começou uma borda da mata ou annanbrnd não significa que strtat detatt isso.

    Talvez um pedaço de vidro foi moldado brilho brjat attdet do dia e, em seguida, veio um pouco mais tarde, no vento da noite que provocou o fogo. Talvez tenha sido um incêndio que olhar.

    Em qualquer caso, é uma vergonha para aqueles que perderam suas casas!

    Tenho muita!
    Christer.

    ResponderEliminar
  3. Pois é meu amigo, mas nesses casos específicos, foram preso em flagrante.
    Muito triste!!!!

    ResponderEliminar
  4. Hello Sharon
    Because it is very sad!
    I hope that next year it does not happen again.
    Neither here nor there!
    Good day!

    ResponderEliminar